Controle Patrimonial

Chapeamento
de bens

Identificação dos bens de maneira segura, feito por meio de placas metálica com código de barras ou tecnologia RFID. Também conhecido como emplacamento de bens, e para um controle de bens efetivo devemos afixar as placas em todos Bens Móveis da empresa.

O que é um Chapeamento de Bens?

O Chapeamento de Bens também conhecido como Emplacamento de Bens, consiste no afixação ou colagem de placas Patrimoniais em  todo o patrimônio imobilizado de uma empresa, é fundamental para realização do Levantamento Patrimonial. Essas placas se aplicam aos Bens Móveis da empresa, ou seja, todas as máquinas, equipamentos, veículos, mobiliário, computadores, etc. Este tipo de identificação possui numeração ou códigos de barras e deve ser gerenciado por um setor específico da empresa. 
Essa etiqueta de patrimônio também viabiliza outros tipos de informações como a identificação do local onde o bem está sendo usado. Sua inclusão no ativo imobilizado. Seu rastreio e verificação de sua manutenção periódica, entre outros dados.
 
A Tecnopat não fornece etiquetas patrimoniais, somos especializados em Controle e Avaliação patrimonial, Inventário Patrimonial, Revisão das vidas úteis, Teste de Impairment, entre outros. Quando o cliente nos contrata indicamos sempre 3 (três) empresas fornecedoras para negociação direta de valores, tipo e tamanho, com definição de logomarca, nome de empresa, numeração sequencial, e cores, com o auxílio técnico da Tecnopat para facilitação do processo de execução. 
 

O que é etiqueta de Patrimônio?

Etiqueta de patrimônio é um sistema que as empresas públicas e privadas adotam para ter controle sobre o seu patrimônio. É por meio delas que o gestor sabe exatamente onde estão cada um dos seus bens móveis, para o que estão sendo utilizados, como está a sua manutenção, entre outras informações. Dados importantes para controle e gestão contábil da organização.

Com a colocação da etiqueta, por exemplo, é possível saber se um computador está sendo usado na engenharia, na gerência, na contabilidade ou em qualquer outro departamento.

Todos os bens pertencem à empresa e devem ser devidamente identificados e localizados, de acordo com suas características. Na etiqueta de patrimônio devem conter dados como ano de fabricação, de compra, início de funcionamento; marca; localização, entre outros dados.

Desta forma, fica ainda mais fácil, por exemplo, avaliar quando será necessário fazer uma manutenção. Um sistema que viabiliza maior segurança sobre o patrimônio que a organização possui, reduzindo danos em caso como furtos, por exemplo.

As etiquetas permitem ainda que a empresa saiba qual o real valor do seu patrimônio. Podendo aumentar a vida útil, reduzindo gastos com manutenção e produtos desnecessários.

É essencial a utilização de mão de obra especializada, ou seja, inventariantes tecnicamente habilitados à função. A Tecnopat – Tecnologia Patrimonial, conta com profissionais experientes para esse serviço, com Técnicos Patrimoniais e Engenheiros, sempre se repostando ao Coordenador ou Diretor Técnico.

 

Vantagens da utilização de etiqueta de patrimônio

Entre as vantagens da utilização da etiqueta patrimonial para controle e identificação do inventário físico de uma empresa, podemos listar como principais:

  • indicar visualmente o controle da entidade sobre seus ativos;
  • auxiliar na etapa de conciliação físico x contábil;
  • contabilizar os ativos imobilizados;
  • reduzir prazos em inventários futuros;
  • aumentar a qualidade e confiabilidade das informações;
  • reduzir custo da empresa no processo de controle patrimonial;
  • proteger os bens de furtos e desvios.

A realização desta etapa por profissionais inexperientes poderá gerar distorções, assim como a contagem incorreta e descrições incompletas ou insuficientes dos ativos. Dessa forma, o uso de etiqueta patrimonial dos ativos imobilizados deve ser feito da melhor maneira, escolhendo corretamente as diversas variáveis, como material, valor e tecnologia.

 

Tipo de Placas de Patrimônio:

Esse tipo de etiqueta deve seguir alguns padrões. Pode ser customizada, em diversos formatos, cores, medidas, materiais e colocação. A empresa pode fabricá-las ou recorrer aos produtos disponíveis no mercado.

Devem ser confeccionadas em material resistente, como aço ou acrílico. Isso gera maior resistência contra ação do tempo ou intempéries e confiança na gestão patrimonial. Os Materiais mais comuns são Alumínio, Inox, Poliéster, Acrílico, etc..

Quanto ao formato ou tamanho, elas podem ser fabricadas em qualquer tamanho, mas no geral, elas podem ser encontradas nas dimensões de 25x12mm / 30x15mm; 40x13mm/ 46x15mm ( padrão); 40x20mm / 50x20mm / 50x25mm ou ainda 100x30mm.

Devem conter uma numeração sequencial, numérica com Tecnologia de código de barras, QR Code ou ainda as mais tecnológicas como Etiquetas RFID. A RFID (Radio Frequency Identification) é uma tecnologia de identificação por sinais de rádio, que utiliza transponders que permite a identificação do bem e transmite informações deste ao passar por um campo eletromagnético do leitor. Ela é composta, basicamente, pelo chip e antena, sendo o chip a parte mais importante, por armazenar os dados que serão enviados ao leitor. Portanto, seu benefício está na possibilidade de permitir que uma etiqueta de ativo fixo seja lida sem contato visual e físico. Isso facilita e agiliza o sistema de controle patrimonial.

 

Benefícios do Chapeamento dos bens feito pela Tecnopat

Por ser um trabalho que exige tempo e bastante cuidado, a terceirização do inventário e emplaquetamento é uma prática comum no mercado, com a obtenção de diversos benefícios, entre eles destacam-se:

  • Ganhos de escala (um técnico especializado tem maior produtividade/dia);
  • Aumento da eficiência e confiabilidade das informações geradas;
  • Diminuição dos riscos de retrabalho;
  • Expertise no tema;
  • Não gera a necessidade de deslocar profissionais internos para a realização de uma atividade na qual não são especialistas.

As Placas de Patrimônio devem ser coladas (afixadas) segundo um padrão estabelecido na reunião de inicio dos trabalhos, geralmente o cliente opta pelo padrão da própria Tecnopat que foi desenvolvido obedecendo as normas Nacionais.

Qual Segmento Atuamos
e Somos Especializados

Atendemos a todos os segmentos sem exceção, com especialização em Indústria Alimentícia, Moveleira, Metal-Mecânica, Aeroespacial, Vestuário, Cosmética, Embalagem, Celulose, Farmacêutica, Agronegócios, Frigoríficos, Transmissão e Distribuição de Energia, Fundições, Empresas de Tecnologia, Bancos e Instituições Financeiras, Hospitais e Clínicas, Hotéis, Logísticas, Autarquias Públicas, Instituições Educacionais e Religiosas, Tv e Rádio, Empresas de Construção, entre outros.

Pronto para nos Ligar?

Ligue para o número abaixo e imediatamente um especialista irá atendê-lo e entender melhor a situação atual da sua empresa para te ajudar com uma solução personalizada.

Envie-nos uma Mensagem