Avaliação de Bens para Determinação da Vida Útil tem por objetivo atender as atuais regras contábeis (CPC27), que...
Serviços de Consultoria
Determinação de Vida Útil
A vida útil econômica de um ativo é o período durante o qual se espera que ele seja utilizado pela empresa nas suas operações, portanto deve ser avaliado considerando as reais condições de uso e outros fatores que possam aumentar ou diminuir sua vida útil. O Laudo de Determinação de Vida Útil atende integralmente ao CPC27.
Podemos fazer a Determinação da Vida Útil Econômica e da Vida Útil Remanescente (VUER)
A primeira coisa que podemos falar sobre a vida útil de um bem é que ele é o tempo determinado pelo fabricante, ou seja, é a validade de seu bom desempenho.
Entretanto, tal tempo para usar o produto pode acabar sofrendo alterações devido a fatores como regime de trabalho, obsolescência tecnológica, uso inadequado, tipo de manutenção aplicada, etc.
Dessa forma, com o passar do tempo, a vida útil de um ativo irá acabar influenciando nos investimentos que a empresa precisa fazer, interferindo assim em seu fluxo de caixa.
Por esse motivo, a empresa precisa contabilizar a depreciação do item, para que ela consiga saber qual é o seu novo potencial produtivo (revisão de vidas úteis) e prever melhor seu fluxo de caixa ao longo do tempo.
E, devido a padronização contábil no Brasil alinhada às normas internacionais de contabilidade (IFRS) foi editada a Lei nº 11.638/2007 e Lei nº 11.941/2009, tornando obrigatória, a partir do ano de 2010, a sua aplicação.
Qual o objetivo da Determinação e Vida Útil?
Determinação das Vidas úteis tem por objetivo atender as atuais regras contábeis (CPC27), que determinam que o cálculo da depreciação deve ser efetuado com base na vida útil econômica real do bem e não mais com as taxas definidas pelo Fisco.
A Tecnopat – Tecnologia Patrimonial realiza os trabalhos de avaliação patrimonial para Determinação de vida útil remanescente para atender a normatização específica à lei 11.638/07, CPC 27, CPC 01, IAS 16, IAS 36 e lei 11.941/09.:
O laudo de avaliação devidamente embasado nas pesquisas de mercado deve demonstrar:
- Estimativa de vida útil (real) de acordo com as características construtivas e distintas de cada ativo;
- Condições de uso;
- Nível de obsolescência;
- Finalidade a que se destina;
- Atualização Tecnológica.
Este trabalho é realizado mediante as etapas de vistoria física, entrevistas e pesquisas de mercado, análise e manipulação de dados e posteriormente montagem de laudo técnico demonstrando a vida útil real estimada para cada conta contábil ou individual por item.
O CPC-27 é aplicado para todas empresas, sendo que a vida útil e o valor residual devam ser revisados sempre que houver fortes indícios de alteração das suas estimativas ou mudanças na política de gestão do imobilizado da empresa.
COMO PODEMOS
AJUDA-LOS?
- Determinação da Vida Útil
- Vida Útil Remanescente (VUER)
Como podemos ajudá-los?
Determinação de Vida Útil
A vida útil econômica de um ativo é o período durante o qual se espera que ele seja utilizado pela empresa nas suas operações, portanto deve ser avaliado considerando as reais condições de uso e outros fatores que possam aumentar ou diminuir sua vida útil. O Laudo de Determinação de Vida Útil atende integralmente ao CPC27.
“Não tínhamos idéia do tamanho de nosso patrimônio, nem do valor do mesmo. A Tecnopat com sua expertise, realizou o trabalho de Controle e Avaliação Patrimonial com qualidade e dentro do prazo, com isso hoje sabemos com precisão o tamanho e valor de nossos bens.”
Edson Alves – Contador e responsável pelo Patrimônio na Empresa Objeto Brasil.
Nossos Artigos
Mensalmente postamos artigos interessantes sobre Controle Patrimonial, Avaliação de Bens, bem como tudo que envolve na Gestão de Ativos, Leis, Legislação vigente, etc…
Por que fazer Avaliação Patrimonial de uma Empresa??
Você já se perguntou , por que fazer Avaliação Patrimonial em sua empresa…? mas o quê é uma...
ICPC 10
O que é o ICPC 10? É a Interpretação sobre a Aplicação Inicial ao Ativo Imobilizado e à...
Pronto para nos Ligar?
Ligue para o número abaixo e imediatamente um especialista irá atendê-lo e entender melhor a situação atual da sua empresa para te ajudar com uma solução personalizada.