TESTE DE IMPAIRMENT OU TESTE DE RECUPERABILIDADE LEI 11.638 -CPC 01

Teste de Impairment

É objetivo do teste de Impairment assegurar que o ativo ou conjunto de ativos de longa duração não estejam registrados contabilmente muito acima de seu valor de mercado ou se sua expectativa está abaixo do previsto. Conforme as normas contábeis brasileiras (CPC01), através da Lei 11.638/07.

Em resumo, Teste de Impairment é a metodologia que aplica e verifica se uma empresa possui ativos de longo prazo que estejam contabilizados por um valor que possam ser recuperados por uso ou por venda. Ou seja, verifica a queda na capacidade de um ativo de gerar renda futura para uma companhia. 

Qual o objetivo do Teste de Impairment?

É aplicado com o intuito de ajustar o valor contábil de um ativo para o valor justo ou em uso do mesmo. Em outras palavras, quando o valor contábil de uma unidade geradora de caixa ou ativo sofrer perda por desvalorização, haverá uma redução dele. Isto será feito através do Impairment. Isso pode ser visto como um benefício para a empresa.

 

O valor Justo (valor de mercado) deve ser maior que o valor contábil!

O teste de Impairment compara os valores entre o valor avaliado justo (Valor de mercado) que deve ser maior que o valor contábil (Valor Residual), enquanto o valor recuperável possibilita apenas a redução de valores. 
Sendo assim, o valor de um ativo só precisará ser ajustado, ao final do teste, se for menor que seu valor contábil. No caso contrário, não é preciso alterá-lo, afinal, o Impairment trata somente de reduções. Vale salientar também, que, antes de aplicar o teste, é possível reconhecer se um ativo perdeu ou não seu valor.
 
Se o valor recuperável for menor que o contábil, é calculado então o fair value do mesmo. A perda efetiva por impairment é a diferença entre o valor contábil e o fair value do ativo quando o fair value tiver valor inferior ao valor contábil. Sendo deflagrado que uma perda contábil ocorreu, deverá ser utilizado demonstrações contábeis notificando uma perda por IMPAIRMENT. 
 

Os procedimentos para efetuar o teste são distintos:

  • Para a realização do teste de impairment pelo valor líquido de venda é necessário a vistoria (inventário) e sua avaliação para obtenção de seu valor líquido (considerando, inclusive seus custos de desmobilização).
  • Já para a realização do teste de impairment pelo valor em uso não é necessário a vistoria (inventário), pois, é feito sobre o estudo dos resultados de exercícios anteriores e uma projeção futura que serão descontados para se obter o valor presente desta geração de caixa futura (VPL).
Trata-se, portanto, da redução do valor recuperável de ativos conforme emitiu o PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 01 – REDUÇÃO DO VALOR RECUPERÁVEL DE ATIVOS pelo CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) que foi validado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), pelo Conselho Monetário Nacional e Banco do Brasil e pelo CFC (Conselho Federal de Contabilidade).
A Tecnopat – Tecnologia Patrimonial oferece os serviços de Teste de Impairment e informa que:

O Teste de Impairment deve ser realizado, no mínimo, uma vez ao ano.

 

 

TECNOPAT – Tecnologia Patrimonial realiza dos trabalhos de avaliação dos ativos e elabora laudos conforme as especificações da ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas, IBAPE – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícia de Engenharia, Lei 11.638/07 e pronunciamentos Técnicos CPC 01, CPC 27, CPC28, CPC29, CPC06, CPC 37, CPC 43, ICPC10 e Deliberação da CVM em consonância com as Normas Internacionais de Contabilidade – IFRS.

COMO PODEMOS
AJUDA-LOS?

Nossos trabalhos Agregam Valor ao seu Negócio!

Itens Avaliados p/teste de Impairment
+ 0
Clientes Atendidos p/ Serviço de Avaliação Patrimonial
+ 0
Clientes Satisfeitos
0 %

Teste de Impairment

É objetivo do teste de Impairment assegurar que o ativo ou conjunto de ativos de longa duração não estejam registrados contabilmente muito acima de seu valor de mercado ou se sua expectativa está abaixo do previsto. Conforme as normas contábeis brasileiras (CPC01), através da Lei 11.638/07.

sul mieneiro

“Necessitávamos com urgência do Teste de Impairment, então procuramos a Tecnopat que executou o serviço com muita rapidez e qualidade, Avaliaram nossos bens móveis e imóveis e realizaram o Teste de Impairment na metade do tempo previsto”

Weverton Borges – Contador na empresa Moinho Sul Mineiro

Nossos Artigos

Mensalmente postamos artigos interessantes sobre Controle Patrimonial, Avaliação de Bens, bem como tudo que envolve na Gestão de Ativos, Leis, Legislação vigente, etc…

Avaliação Patrimonial

Determinação de Vida Útil Remanescente (CPC 27)

Avaliação de Bens para Determinação da Vida Útil tem por objetivo atender as atuais regras contábeis (CPC27), que...

Avaliação Patrimonial

Por que fazer Avaliação Patrimonial de uma Empresa??

Você já se perguntou , por que fazer Avaliação Patrimonial em sua empresa…? mas o quê é uma...

Avaliação Patrimonial Controle Patrimonial

ICPC 10

O que é o ICPC 10? É a Interpretação sobre a Aplicação Inicial ao Ativo Imobilizado e à...

Pronto para nos Ligar?

Ligue para o número abaixo e imediatamente um especialista irá atendê-lo e entender melhor a situação atual da sua empresa para te ajudar com uma solução personalizada.

Envie-nos uma Mensagem