Controle Patrimonial
Levantamento Físico de
bens (Inventário Físico)
Identificação de todos bens pertencentes a uma empresa por meio de uma sucinta descrição técnica para posterior controle patrimonial. O inventário físico em campo é uma das fases mais complexas do inventário patrimonial. Para realizar um processo de levantamento de bens patrimoniais bem sucedido é essencial seguir algumas etapas específicas, que começam bem antes do trabalho em campo.
O que é um Levantamento Patrimonial?
O inventário patrimonial também conhecido como levantamento físico de Bens, consiste no levantamento e registro de todo o patrimônio imobilizado de uma empresa, alocando-os em seu Local, Centro de custo, classificando em sua Conta Contábil. Esse tipo de inventário se aplica aos ativos imobilizados da empresa, ou seja, todas as máquinas, equipamentos, veículos, mobiliário, computadores, etc. Portanto, um levantamento bem realizado dos bens patrimoniais reúne as informações corretas, localizações fidedignas e tomadas de decisões mais assertivas.
Qual finalidade do Levantamento Patrimonial?
O Levantamento de bens tem muitas finalidades, entre elas:
- permite que as empresas consigam ter maior controle dos bens móveis;
- organiza as informações de cada bem, como os responsáveis por sua guarda e proteção, por exemplo;
- maior controle e segurança nas informações contábeis;
- serve como ferramenta para conseguir acompanhar a realidade de cada bem, de forma individual e eficiente;
- ajuda a evitar a perda de bens;
- garante a possibilidade de planejar os investimentos futuros da empresa, considerando as necessidades da instituição;
- facilita a localização de bens através de um mapeamento completo;
- permite a previsão de custos de depreciação dos itens;
- permite o orçamento e planejamento com base em dados reais;
- possibilita a criação de rotinas de gestão;
- permite a otimização dos inventários patrimoniais no futuro;
- fornece relatórios por custos, unidades de negócios, localização e categorias;
- permite a gestão de créditos fiscais; etc.
Como fazer um Levantamento Patrimonial?
É essencial a utilização de mão de obra especializada, ou seja, inventariantes tecnicamente habilitados à função. A Tecnopat – Tecnologia Patrimonial, conta com profissionais experientes para esse serviço, com Técnicos Patrimoniais e Engenheiros, sempre se repostando ao Coordenador ou Diretor Técnico.
A realização desta etapa por profissionais inexperientes poderá gerar distorções, assim como a contagem incorreta e descrições incompletas ou insuficientes dos ativos.
Outro ponto de grande importância, mas não obrigatório, no processo de levantamento de bens patrimoniais é a afixação das etiquetas patrimoniais, que chamamos de CHAPEAMEAMENTO DE BENS, Ele permite:
- Transmitir uma informação visual de que determinado bem é controlado pela entidade;
- Fornece uma numeração única, facilitando sua identificação;
- Reduz prazos em inventários futuros;
- Auxiliam fortemente na etapa de conciliação físico x contábil, o que culmina na diluição dos custos do processo ao longo dos anos.
Portanto, durante o inventário, o técnico inventariante deve afixar a etiqueta patrimonial, fotografar o bem (quando for necessário), coletar as características técnicas, observar o estado de conservação, a política de manutenção e o regime de uso (para máquinas e equipamentos).
Também precisa descrever as informações de localização, informando desde o Local (muito importante quando a empresa possui mais de uma unidade), e Centro de Custo em que o ativo está localizado.
A descrição correta e assertiva é muito importante pois haverá uma classificação de qual Conta Contábil este bem pertence, facilitando aos gestores a correta organização do patrimônio em cada conta Contábil e centro de custo, promovendo assim melhor análise de custo de produto.
Benefícios de fazer um Levantamento Patrimonial com a Tecnopat:
Por ser um trabalho que exige tempo e bastante cuidado, a terceirização do inventário e emplaquetamento é uma prática comum no mercado, com a obtenção de diversos benefícios, entre eles destacam-se:
- Ganhos de escala (um técnico especializado tem maior produtividade/dia);
- Aumento da eficiência e confiabilidade das informações geradas;
- Diminuição dos riscos de retrabalho;
- Expertise no tema;
- Não gera a necessidade de deslocar profissionais internos para a realização de uma atividade na qual não são especialistas.
Qual Segmento Atuamos
e Somos Especializados
Atendemos a todos os segmentos sem exceção, com especialização em Indústria Alimentícia, Moveleira, Metal-Mecânica, Aeroespacial, Vestuário, Cosmética, Embalagem, Celulose, Farmacêutica, Agronegócios, Frigoríficos, Transmissão e Distribuição de Energia, Fundições, Empresas de Tecnologia, Bancos e Instituições Financeiras, Hospitais e Clínicas, Hotéis, Logísticas, Autarquias Públicas, Instituições Educacionais e Religiosas, Tv e Rádio, Empresas de Construção, entre outros.
Pronto para nos Ligar?
Ligue para o número abaixo e imediatamente um especialista irá atendê-lo e entender melhor a situação atual da sua empresa para te ajudar com uma solução personalizada.